s
s
s
s
s
s

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

Henrique Fonseca Sampaio
Nacionalidad:
Brasil
E-mail:
mdfonsecan@gmail.com
Biografia

Henrique Fonsêca Sampaio

Henrique Fonsêca Sampaio nasceu em Fortaleza-Ceará-Brasil no dia 19 de outubro de 2005. Seus pais são Maíra Serra Azul da Fonsêca e Audálio Rocha Sampaio Júnior. Estuda no Colégio Antares, pelo qual foi finalista nas Olimpíadas Canguru de Matemática (2015/2016) e Medalha de Bronze na 20ª. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2017. Joga xadrez e conquistou medalha de prata nos Jogos Intercon 2016, na categoria sub 13. Está aprendendo a tocar violão e é faixa laranja em judô. Escreve com muita imaginação desde os seis anos de idade e publicou, em 2014, o livro Chupa Suco, Meu Amiguinho e outros contos.  Em 2015 fez nova publicação Os cavaleiros e a Rainha Dragoa. Aos sete anos escreveu uma “Tese de Doutorado”, Tema: Quem é o mais forte da casa? Cujo “Orientador”  foi seu primo Victor, que na época tinha 10 anos. Com oito anos escreveu Histórias do Henrique e A Guerra dos Dragões Elementares, e possui vários textos ainda inéditos.

 

CHUPA SUCO MEU AMIGUINHO

Quando eu era pequeno, meu primo mais velho gostava de me assustar, pois eu tinha medo de escuro.  Um dia não queria ir para o quintal, pois pensava que tinha um chupa cabra no escuro. Aí o meu vô disse que chupa cabra não existia que era invenção e que não existia de verdade. Aí eu perguntei para o meu avô, se ele é inventado, eu também posso inventar um animal?

Aí eu inventei um chupa suco para assustar o meu primo, porque ele me assustou. O chupa suco é do bem ele é assustador e muito feinho, mas é bonzinho.

O Chupa suco tem

LÍNGUA DE SERPENTE DE FOGO APIMENTADA,

CABEÇA DE MELANCIA,

CABELO DE TAPIOCA COM SALAME,

ORELHAS DE CAQUI,

NARIZ DE BANANA GIGANTE,

OLHOS DE FAROL DE LUZ NEON,

BARRIGA DE JACARÉ AÇU AZUL,

RABO DE PÊRA,

UMA PERNA DE COPO DE VIDRO,

OUTRA PERNA DE TAPA OLHO,

DEDOS DE MACACO E DE CHAPÉU DE PALHA.

Ele é o meu amiguinho mais novo, e é muito danado, pega meus brinquedos e só vive tomando meu suco. Mas ele defende todas as crianças contra o chupa cabra. Ele é mais rápido do que o flash, super man, e XRL8 juntos. Ele ajuda até os bebes recém nascidos. Eu já sou grande, tenho 6 anos e não tenho mais medo de escuro e nem do chupa cabra porque ele não existe.

 Mas eu acho que ele existe em alguma savana.

Henrique – 6 anos

 

O PRÍNCIPE, O DRAGÃO E O RATO

 

Era uma vez um príncipe chamado Ivo.

Ele vai encontrar o dragão. Ele chegou na caverna do dragão, mas o dragão estava muito fraco e o príncipe ficou com pena de matar o dragão.

 Aí veio um rato educado chamado Dugão e trouxe comida para o dragão Mimi e eles ficaram amigos e souberam que um caçador estava maltratando a floresta.

O príncipe falou para o Dragão assustar esse caçador para ele parar de assustar os animais e parar de maltratar a natureza.

O príncipe teve uma grande ideia:

Eles se chamaram de “os defensores da floresta”.

Eles assustaram o caçador e todos viveram felizes para sempre.

 

Henrique - 7 anos

 

O ANALFABETISMO NO BRASIL

 

O analfabetismo no Brasil é muito grande. Muitas pessoas no Brasil são analfabetas ou com pouca instrução e por isso elas não conseguem um emprego, consequentemente não conseguem sustentar suas famílias e não conseguem ter uma vida boa e sustentável.

Os brasileiros, são pessoas, em média, com uma quantidade relativamente pequena de dinheiro, mas que é possível ao menos poder pagar uma escola que transmite o aprendizado para o cidadão.

Porém, alguns brasileiros nunca foram para alguma escola, porque, provavelmente, não tinham recursos o suficiente para poder pagar uma escola privada ou frequentar uma escola pública.

Os analfabetos não são pessoas “ignorantes” (que tiveram oportunidade, mas não aproveitaram dela) eles são cidadãos que não tiveram condição de frequentar uma escola ou que só conseguiram uma escola com o aprendizado ruim.

Nós temos que respeitar os analfabetos.

 

Henrique – 11 anos

 

 

 

Desarrollado por: Asesorias Web
s
s
s
s
s
s