s
s
s
s
s
s
s
s

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

Umbelina Frota
Nacionalidad:
Brasil
E-mail:
Biografia

VIVE DENTRO DE MIM

Vive dentro de mim
A saudade
Do Cerrado
Do verde do buritizal,
Do amarelo do sol...
O cheiro do lodo
Das veredas,
Das vertentes,
Do pequi...
Vive dentro de mim
O cheiro do capim ,
Deitar, rolar e sonhar
Suspirando por você
E por mim !
Vive dentro de mim
O gosto do murici,
O doce do buriti ...
Vive dentro de mim
O cheiro da guariroba...
O que vivo
Que não vivi...
Redemoinho
Dos vendavais
Em busca dos temporais
No sangue que circula
Em nossas veias...
Vive dentro de mim
O que vivi,
O que vivo
E o que vou viver ...

Umbelina Frota, escritora, poetisa, presidente da [ ALCAI ] Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas-Go

TUA PELE

Teu corpo, tua pele,
Tuas emoções,
Era tudo que eu queria .
Hoje sinto tua falta
É verdade que te amei .
Hoje tenho vergonha
De querer te.
A saudade dói em ti .
Não posso negar
Que te amei, tenho ilusões,
Sonho acordado contigo
É difícil viver.
Olha dentro dos meus olhos
Diz que deixaste de me querer
Só assim irei te esquecer .

Umbelina Frota, escritora, poetisa, presidente da [ALCAI] Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas-Go.

Coisas do coração

Anjo
Ou demônio
Sem peso e medida,
Chamei
Porque te amo
São coisas do coração
Amor explícito
Mania de possuir
Joga fora
Mensagens, juras de amor .
Amanhã só amanhã
Um pelo outro , nosso amor .
Inventa com açúcar , mel ou veneno .

Umbelina Frota, escritora, poetisa, presidente da [ ALCAI ] Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas-Go.

biografia:

Umbelina Frota
teve sua origem na família de um dos cavaleiros que foram em uma frota do norte da Europa pelejar contra os mouros, na tomada de Alcácer do Sal [24 de junho de 1158], ficando em Portugal e sendo apelidado \'Frota\'. Segundo Enciclopédia Portuguesa Ilustrada, os \'Frota\' teve por armas escudo cortado em faixa: a primeira de ouro e a segunda de vermelho, com um leão entrecambado destes esmaltes; timbre, um leão de ouro nascente armado de vermelho. A grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira convém com os outros autores da descrição das armas dos Frotas [palavra \'Frota\'].
Umbelina Frota nasceu em Januária, Minas Gerais, em 21 de Agosto. Filha de Joaquim Linhares Frota e Anízia Pimenta Frota, casou-se em 1950 com Manoel Abadia Moura Bastos, professor e fazendeiro, natural de Sítio D\'Abadia-GO. Com os filhos Juracy, Goiacy, Julmacy e Euds, e oito netos: Cíntia, Latifa, Vanessa, Viviana, Veruska, Nayara, Anderson e Tiago, residiam em Sítio D\'Abadia, onde Umbelina Frota foi vereadora em 1969, mudando em seguida para Itapaci-GO. Há 32 anos atrás, vieram residir em Inhumas-GO. Motivo: ela, Gerante Postal, hoje Gerente do Banco Postal da cidade, funcionária da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, se considera inhumense de coração. Cursou o Científico, é autodidata, escritora, poetisa, contista e cronista, uma das fundadoras e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas - ALCAI. Em 1994, lançou o seu primeiro livro, \'Apenas uma Lembrança\' [poesia] e, em 2000, lança \'Às Sombras do Jatobá\' [poesia], ambos já com a segunda edição. Em 2001, publica \'Viagem ao Passado\' [novela].
Detentora de inúmeras premiações literárias, inclusive em âmbito internacional, também é membro da União Brasileira de Escritores - Seção Goiás, sócia-correspondente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás - Casa Rosarita Fleury, membro da Associação Internacional IWA - Toledo-EUA, acadêmica por mérito da Academia Internacional Trinacria Messina - Itália, representante da Comunidade Cultural de Inhumas-GO pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, tendo participado de duas antologias: uma em Toledo-EUA, prêmio Honra ao Mérito DENNIS KANN \'OEA AOHNA\' - Toledo-EUA e outra em Atenas-Grécia, além de vários outros títulos por merecimento. Foi homenageada com medalha pelo reconhecimento nos cinco continentes por sua dedicação como Excelente Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas-GO, Brasil.
Umbelina Frota recebeu, em 2003, cumprimentos da Câmara Municipal de Goiânia-GO, representada pelo então presidente, Sr. Francisco Oliveira, e pelo Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Ciências e Tecnologia daquela Casa, Dr. Hélio de Brito, pelo seu livro intitulado \'Às Sombras do Jatobá \', dizendo: \'Umbelina, esta poetisa segura e iluminada, caminha em busca da imortalidade literária\'. Recebe também o prêmio de Honra ao Mérito da Associação Goiana de Imprensa, da qual faz parte. Neste mesmo ano, já em novembro, recebeu o prêmio internacional de poesia \'Publio Virgilio Marone\', em Roma, na sala do Senado [Parlamento Italiano], em Vicolo Valdina, pela poesia \'Palavras\' escolhida entre 449 participantes, e que será publicada na antologia \'Convívio 2003\', a ser editada pela Academia Internacional II Convivio.

\'Ele nunca está só.Velho lindo jatobá.\'

--------------------------------------------------------------------------------

umbelinafrot@bol.com.br

 

Desarrollado por: Asesorias Web
s
s
s
s
s
s
s