s
s
s
s
s
s

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

Emmanoel Arajo Fermano [Cnsul - Z-L-Natal-RN]
Nacionalidad:
Brasil
E-mail:
Biografia

Biografia cultural
Emmanoel Araújo Fermano
[Emmanoel Iohanan ] Poeta Popular Potiguar; Compositor; Ativista Cultural; Militante Político do PCdoB-Natal desde 2003; membro do Conselho Fiscal da Agenda 21-Natal, Para o Biênio 2006/2007; membro do Conselho Gestor do [P S F] da Rua Areia Branca, Rocas, Para o Biênio 2006/2007; é também Delegado do Orçamento Participativo da Cidade do Natal, Para o Biênio 2006/2007, Na Temática Cultura; é 1º Suplente da Associação dos Usuários de Serviços de Saneamento Ambiental – ASSUSSA, dos Bairros Rocas, Santos Reis e Praia do Meio, Para o Biênio 2006/2007; há 3 [três] anos, é 1º Tesoureiro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA/RN. Ainda não tem livros publicados, mas, tem vários trabalhos seus editados em jornais e informativos locais e nas Antologias Literárias da SPVA/RN, volumes 03 e 04 respectivamente.



De 1981 a 1983, participou do Projeto Zé Minininho, que visava incentivar os alunos daquela rede municipal de ensino, o gosto pela cultura, na Escola Municipal João XXIII, no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal-RN.



Em 1988 compôs um samba enredo, Ouro Negro do RN, para Imperatriz Alecrinense no Samba, agremiação situada no bairro do Alecrim. Foi com ele, em concurso interno da Agremiação, que ganhou dois troféus: Melhor Samba Enredo e Melhor Intérprete e no Carnaval do ano seguinte, desfilou com a Imperatriz e cantou seu samba com o então puxador oficial da escola, Carlito Fernandes.



Em 10 de maio de 1994, Foi publicada no jornal Tribuna do Norte, uma poesia sua em memória do inesquecível piloto de fórmula I, Ayrton Senna da Silva.



Em abril de 1998 a março de 2000, foram publicadas algumas crônicas e poesias suas, no jornal A Voz da Zona Norte, circular daquela região de Natal e ainda nesse último ano, participou do I Festival de Poesia da Vila de Ponta Negra, Promovido pela Associação dos Moradores da Vila de Ponta Negra, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, recebendo Certificado pela participação. Esse evento faz parte do calendário anual de cultura do Projeto Vila Viva.



No dia 13 de janeiro e 9 de junho de 2003, foram publicadas no Jornal De Natal, uma crônica e uma poesia suas. Também nesse ano, foi eleito pelo voto livre e direto 1° Tesoureiro da SPVA/RN, para o biênio 2003/2004, como não foi possível haver novas eleições, continua a exercer suas funções, até que haja um novo pleito.


Em meados de 2003, participou do Projeto Poesia na Escola, como instrutor, idealizado pela professora Geralda Efigênia em parceria com a SPVA / RN e Instituto Ary Parreiras, no bairro do Alecrim, em Natal-RN, no que culminou com o lançamento da I Antologia Literária Infantil, com alunos na faixa etária de oito e nove anos de idade.

Em 2004, participou do I Concurso Literário Lusófono, promovido pela Revista Eletrônica \'Informe News\' concurso que atinge nível internacional e onde alcançou um 5º Lugar, sendo Destaque Especial e recebendo Certificado e medalha ao Mérito Cultural Pablo Neruda, comemorativa ao centenário de nascimento do poeta do Chile e do mundo, com a poesia \'Justiça, Igualdade, Cidadania\' e 2º Lugar no II Concurso Literário Lusófono, realizado em 2005, com o poetrix \'Respeito\'.

No corrente ano, 2006, teve uma poesia sua publicada pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal – ARSBAN, dentro do Programa de Educação Sanitária e Ambiental – PROGESA.

De 14 a 17/09/2006, esteve em Brasília – DF, onde participou do I Encontro Sul – Americano das Culturas Populares simultaneamente com o II Seminário Nacional de Políticas Públicas Para as Culturas Populares. Na viajem de volta, dentre os 24 [vinte e quatro] delegados que compunham a delegação do RN, foi eleita, democraticamente, uma comissão provisória que criou o Núcleo Potiguar das Culturas Populares e Folclóricas, composta por 05 [cinco] membros.

Fazem parte do NPCPF, o jornalista fotográfico Lenilton Lima, o Secretário de Educação e Cultura de São José do Mipibu/RN João Maria Freire, o poeta popular Paulo Varela, a pesquisadora e artista plástica Ivaní Machado e pelo também poeta popular Emmanoel Iohanan.

ENDEREÇO PARA CONTATO: Rua Planalto Meridional – 1204, Conjunto Soledade – II, Potengi, Natal-RN, Brasil, CEP.: 59.127-340. [84] 8871 - 5551 / 3611 - 9162 / 3662 - 3977. E-mail: iohananpoeta@yahoo.com.br /

iohananpoeta@gmail.com

 

Desarrollado por: Asesorias Web
s
s
s
s
s
s